Quem somos?

O Grupo Lazer a Cidadania - GLC, Organização Não Governamental - ONG, sem fins lucrativos reúne pessoas acima de 45 anos, na cidade de Cubatão. É portanto um grupo de 3ª Idade.

O GLC, foi fundado em 01 de Julho de 1999, a tem seus estatutos registrados no cartório de Registro de Títulos a Documentos a Pessoa Jurídica da Comarca de Santos, sob o número 721, folhas 244v, do Livro A3.

O endereço da nossa sede é: Praça Cel. Joaquim Montenegro, 18 - Jardim das Indústrias - Cubatão - CEP 11505.018 - Tel/Fax (0xx13) 3361 7682.
Ocupamos um próprio municipal, cedido através da Lei 2.662 de 14 de novembro de 2000.

Histórico:

O Grupo Lazer a Cidadania, nasceu da necessidade de organizar e conscientizar as pessoas a luz da Política Nacional do Idoso, Lei 8842 de 4 de Janeiro de 1994 a sua regulamentação pelo Decreto 1948 de 3 de Julho de 1996, da Política Estadual do Idoso, Decreto Estadual 33.825 de 22 de Setembro de 1991, que instituiu o Programa Estadual de Atendimento Especial à população Idosa, a da Política Municipal do Idoso Lei 2.333 de 18 de Dezembro de 1995, que criou o Conselho Municipal do Idoso.

Sede do GLC
No Município, 12 grupos idosos eram divididos por bairros a atendidos diretamente por Assistentes, subordinados à Gerência de Assistência Social de Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

Em 1997 por iniciativa da administração Municipal, foi reorganizado o Centro de Convivência da 3ª Idade, com a implantação do "PROJETO CONVIVER"

As instalações foram reformadas, uma diretora foi contratada, com a missão de desenvolver a implantar atividades de estímulo à convivência dos idosos (atendimento médico, psicológico, jurídico, social, esportivo, cultural e educacional). Assim iniciaram sub-projetos como: caminhada diária, treinamentos individuais e coletivos de jogos de quadra e de mesa, dança de salão, coreografia, natação, inscrição e participação em campeonatos, locais, regionais e estaduais.

O Centro de Convivência foi crescendo, chegando no período de 2 anos e meio a cadastrar cerca de 800 pessoas que desde o inicio se reuniam em dois grupos a em dias diferentes.

Avaliando o trabalho que vinha sendo desenvolvido, considerando o espaço físico, o número de pessoas inscritas e a independência do grupo, sentiu-se a necessidade de maior autonomia para decidir os seus interesses.

Desde cedo o poder de decisão sobre as várias atividades e a necessidade de distribuição de trabalhos entre as pessoas de diversas aptidões foi-se evidenciando a os lideres foram se reunindo, até se consolidar a idéia de se formar uma ONG.

Várias reuniões a propostas foram feitas, e foi criada uma Comissão Provisória, que elaborou a minuta do Estatuto, dirigiu a Assembléia de Fundação, na qual foi eleita e empossada a primeira diretoria e o Conselho Fiscal, com mandato de dois anos a partir de 01 de julho de 1999.

Em meados de março de 1999 , procuramos a Administração Municipal para obter uma sede própria, através de um "Termo de Permissão de Uso" do Centro de Convivência onde se pretendia dar prosseguimento do Projeto Conviver com nova visão aplicada a todos lá cadastrados.

Entretanto no período de Junho a Novembro de 2000, ocupamos um imóvel cedido em comodato, por um integrante do grupo.
Após várias tratativas, assinamos em Dezembro o "Termo de Permissão de Uso" autorizado pela Lei 2.662 de 14 de Novembro de 2000. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário