terça-feira, 30 de maio de 2017

Ações de saúde no GLC ajudam a promover qualidade de vida

Avaliação clínica realizada por
alunas da Escola Politécnica Cien.

Um dos elementos fundamentais para a qualidade de vida é ter uma boa saúde. Quando se chega à terceira idade, os cuidados devem ser redobrados. Por isso mesmo, o GLC desenvolve várias ações de prevenção e promoção da saúde. Só no mês de maio foram palestras de prevenção a DSTs, avaliação bucal e verificação de pressão. Tudo isso em paralelo com as outras atividades regulares.

Para que as ações aconteçam, são realizadas parcerias com o poder público, outras associações e escolas técnicas de Cubatão. Foi assim que um grupo de nove estagiárias do curso de Auxiliar de Enfermagem da Escola Politécnica Cien esteve na sede do GLC e aferiram a pressão dos participantes. E os resultados são animadores: segundo a professora do curso de auxiliar de enfermagem, Aparecida Batista, quase todos os participantes apresentaram resultados satisfatórios para as suas idades. Ela destaca a importância de se manter a pressão arterial controlada e que, para isso, é fundamental ter atenção com a alimentação e também com as questões emocionais. As alterações de humor e sentimentos podem responder por 70% das causas da hipertensão.

O cuidado com a saúde bucal melhora a qualidade de vida.
Saúde bucal - mais uma vez, os resultados são positivos quando se trata da saúde da boca dos participantes do GLC. Segundo a cirurgiã dentista, Mariangelina Ávila Zenão, a maior parte dos participantes apresenta boas condições e cuidados com dentes, gengivas e próteses, quando é o caso. Nenhum dos atendidos precisou de encaminhamento para atendimentos de urgência, mas receberam a recomendação de procurar o atendimento de saúde bucal com regularidade, principalmente após os 60 anos de idade. A avaliação bucal é a continuidade de um processo que começou com uma palestra realizada em março no GLC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário