quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

AIDS: quem previne, vive mais e melhor!


Todos os anos, o dia 1º de dezembro é a data de referência na luta contra a AIDS. Foi criada pela ONU em 1987 e é representada pelo famoso laço vermelho. Mas, afinal, o que tem a ver a terceira idade com prevenção a AIDS?

Muita coisa! Após um longo período de redução no surgimento de novos casos da doença, esses números voltaram a aumentar bastante. E a população acima dos 50 anos é uma das faixas onde os casos tem aumentado mais. Várias causas podem estar gerando esse comportamento: falta de informação, tabus sobre a vida sexual na terceira idade, o prolongamento da vitalidade sexual a partir de medicamentos, entre outras.
Uma pesquisa realizada no RS com um público entre 60 e 90 anos demonstrou que há muita desinformação a respeito da AIDS, de forma que mais de 40% dos entrevistados acham que a doença é transmitida por mosquito e 36% acham que a doença está relacionada apenas a homossexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas, e quase 50% pensa que todos os portadores do HIV apresentam sintomas. Esse nível de desinformação pode levar a prática insegura de sexo, como não utilizar camisinha (masculina ou feminina), por exemplo.
Claro que a AIDS, hoje, é uma doença que tem tratamento. Mas é importante considerar que a AIDS é uma doença que enfraquece o sistema imunológico. Dessa forma, ela é bastante perigosa para os idosos, que em muitos casos tem uma saúde menos resistente.
Por isso, é importante conhecer para prevenir. É fundamental usar a camisinha nas relações sexuais. É preciso vencer preconceitos, mitos, tabus e, principalmente, viver o amor em segurança. Quem se previne, vive mais e com melhor qualidade de vida!

Outras sugestões de leitura:
- Vida Sexual na Terceira Idade: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/sexualidade_3i/index.htm
- Cresce número de pessoas com AIDS com mais de 50 anos no Brasil: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/sexualidade_3i/sexualidade7.htm
- Características da Aids na terceira idade em um hospital de referência do Estado do Ceará, Brasil: http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1415-790X2007000400013&script=sci_abstract&tlng=e

Nenhum comentário:

Postar um comentário